advocacia pro bono se caracteriza como uma atividade voluntária oferecida pelo profissional da advocacia. Atualmente, esse tipo de serviço é regulado no artigo 30 do novo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, de acordo com o documento, o profissional pro bono deve empregar “o zelo e a dedicação habituais, de forma que a parte por ele assistida se sinta amparada e confie no seu patrocínio”.

No texto de hoje, trago algumas reflexões sobre os benefícios da advocacia pro bono e, em especial, cinco aspectos que considero essenciais sobre essa prática:

4 aspectos fundamentais na advocacia pro bono

1. Colaboração

Compartilhar o seu conhecimento jurídico é um sentimento prazeroso e, na advocacia pro bono, envolve uma troca muito rica o profissional e o cliente. Esse tipo de atuação permite que o advogado exerça uma das funções mais nobres da advocacia: o exercício de sua função social ao prestar serviços para cidadãos que não possuem recursos para contratar um advogado.

Dividir o conhecimento jurídico por meio da advocacia pro bono em uma sociedade na qual impera o egoísmo permite que o advogado se destaque da eterna maioria que não presta seus serviços jurídicos de forma solidária. Por isso, posso garantir que o mercado jurídico enxerga com bons olhos o profissional que reserva parte do seu tempo para exercer a advocacia pro bono.

2. Networking

networking na advocacia é indispensável. Mas criar conexões que vão além da tradicional troca de cartões ainda é um desafio. Nesse sentido, a advocacia pro bono pode ser uma excelente oportunidade de se relacionar com o próximo e deixar suas marcas. No futuro, a pessoa ou entidade para qual você prestou serviços pode recomendar o seu escritório e fazer um marketing bastante positivo do seu trabalho.

3. Advocacia pro bono na cultura organizacional

O advogado deve amar o que faz e é por isso que o seu escritório não pode atrair profissionais que pensam apenas em ganhar muito dinheiro. Esse tipo de pensamento diverge da cultura de um grande escritório de advocacia. É importante que a advocacia pro bono faça parte do seu escritório para cultivar o pensamento de que, mais do que ganhar milhões em honorários advocatícios, o fundamental é colocar serviços jurídicos à disposição da sociedade.

O aspecto financeiro não compra a sede de vencer a demanda de seu cliente, não compra o amor e a dedicação ao seu cliente, não o torna genuinamente verdadeiro, não o torna autêntico e, como diria Steve Jobs, “não faz o impossível virar possível”.

4. O fator tempo no exercício da advocacia pro bono

Muitos profissionais reclamam que não tem tempo para se dedicar a atividades voluntárias, mas a verdade é que o cotidiano do advogado impõe escolhas diárias. É impossível estar em dois lugares ao mesmo tempo. Por isso, a questão é priorizar a importância das suas decisões e adequar todas elas aos seus objetivos.

Conquistar excelentes honorários advocatícios e também exercer a advocacia pro bono é possível. Basta investir em mais produtividade e organização, além de definir claramente metas e prioridades do seu trabalho. Aqui mesmo no blog da Aurum você encontra diferentes dicas de organização para escritórios de advocacia que podem te ajudar neste processo.

Conclusão

Todo profissional da justiça que se dedica ao exercício da advocacia pro bono está ajudando a construir uma nação mais justa e democrática. Além disso, o profissional que se dedica a essas atividades voluntárias ganha em conexões, experiência e se diferencia num mercado tão competitivo!

4 Comments

  1. admin
    11 de março de 2018

    The recording starts with the patter of a summer squall. Later, a drifting tone like that of a not-quite-tuned-in radio station rises and for a while drowns out the patter.

    • admin
      24 de outubro de 2018

      Some need to protect very valuable information. All these factors should be taken into account.

    • admin
      24 de outubro de 2018

      All these factors should be taken into account. A risk-aware Windows user can probably survive without any anti-virus software at all.

  2. admin
    23 de outubro de 2018

    The Rangers needed a jolt for their first home game of their second-round series against the Ottawa Senators. Turning to Tanner Glass and his physical style.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *